Ao contrario do que dizem a Banda Lira Palmense não é continuação de nenhuma banda já existente em Coreaú, porque a banda que nos antecede na qual tocavam o Sr. Chico Irineu, Cordeiro, Zé Canarinho Amadeu, Lustosa dentre outros não era uma banda municipal, e sim uma banda particular onde seus componentes detinham a posse de seus instrumentos.
Alguns deles muitas vezes doados por amigos como o Sr.Gerardo Camilo que muitas vezes presenteou ao Sr.Chico Irineu e ao Cordeiro, pistons novinhos, digo com certeza, pois a informação me foi passada por meu amigo Raimundo Rodrigues ainda em vida, (que DEUS o tenha) o nosso querido e estimado Cordeiro.
Nossa banda é sim a continuação de uma tradição de nosso município nunca ter ficado sem uma boa banda de música desde a sua criação,nossa banda de hoje que foi batizada no dia 19 de dezembro de 1992 na administração do Senhor Francisco Antônio de Menezes Cristino o (Chico Antônio) pelo nome de Banda Municipal Lira Palmense que na verdade foi Criada na administração do Prefeito Sr. Francisco Vilar Fontenele no ano de 1986.
Ainda no mesmo ano foi contratado como maestro o Sargento aposentado da Policia Militar do Ceara Sr. Maciel, ficando no cargo apenas alguns meses, lembro de alguns alunos dessa primeira remessa que seriam eles: Adriano do Antonio Gregório, Chiquinho Abreu, Jose Rodrigues (in-memoria), Idelmon, Antonio José, etc.
Saindo o Sargento Maciel, ficamos poucos meses sem maestro, até quando o Sr. João Benício (in-memorian) assumiu a banda municipal e foi quem realmente formou a banda de musica.
Com a seguinte formação: Castanhola, Evanaldo, Francicley, Zé Rodrigues (in-memoria)), Sávio, Zé Tapete, Pedro Gilson, Baia da Benícia, Hibernon, Tarcízio Bocão, Hildenê, Bené, Manchão, Baia Raposa, Maninho do Cicero Lucio, Marquinhos e o Cebola (Gerardo da Marlene). Nossa 1º apresentação se deu em um dia de domingo depois da missa das 09:00h em frente a Igreja Matriz, nossas musicas tocadas foram, Capitão Caçula “Dobrado”, Valsa da Despedida “Valsa “ e Sobre as Ondas também “valsa.
Já doente em uma festa do distrito Ubaúna seu João Benício nos deixa sozinhos e vai para casa onde se prostra e morre alguns meses depois .
Mais uma vez a banda fica sem maestro ate final de 1988 quando assume a banda o Sr.Sebastião Sabóia. Com um repertorio variado que ia do maxixe a bossa nova ao dobrado, da MPB a valsa, samba e xote, com seu repertorio vasto e variado onde misturava a tradição com o atual, ficamos conhecidos como a FURIOSA sendo considerada com uma das boas bandas do Ceará.
Com a morte do Maestro Sebastião Sabóia em setembro de 2004, mais uma vez a banda passa um longo período sem maestro, em 2008 chega em Coreaú para assumir a banda Lira Palmense o maestro da Banda do Corpo de Bombeiros do Ceará, o Cap. Bombeiro Maestro Walter ficando conosco apenas alguns meses. No dia 29 de junho de 2009 assume a Banda o atual Maestro Senhor Themistocles Stanton.
Benedito Gilson Ramos “Manchão”
Blog Várzea Grande